GOVERNO DE PE – USO DE MÁSCARA (REFORÇO 2021) – COVID 19
Jaboatão – Habitacional
Recife Recife institui Escritório de Parcerias Inovadoras e busca celebrar parcerias com instituições acadêmicas

Recife institui Escritório de Parcerias Inovadoras e busca celebrar parcerias com instituições acadêmicas

Publicado em: 12/05/2021 - 10:42m

Com o objetivo de ampliar os canais de diálogo e cooperação entre a gestão municipal e instituições científicas, de tecnologia e inovação e entidades privadas,  a Prefeitura do Recife instituiu o Escritório de Parcerias Inovadoras. A iniciativa, um dos compromissos assumidos pelo prefeito João Campos, possibilitará à gestão municipal a elaboração de soluções urbanísticas, econômicas e sociais em novos modelos de  parceria com a segmentos privados e com o terceiro setor. O organismo foi criado por meio de Decreto municipal, publicado no Diário Oficial do município, nesta terça-feira (11), e está submetido à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Entre as possibilidades permitidas pela nova estrutura está a realização de atividades de extensão universitária integradas às ações e políticas municipais ou problemas diagnosticados pela gestão. Em paralelo, outro compromisso do Escritório de Parcerias é a criação e a instalação de centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação na cidade e parcerias para capacitação dos servidores da Prefeitura do Recife.

“Hoje pudemos cumprir outro compromisso de campanha que mostra o quanto esse é um valor importante para a nossa gestão: criamos o Escritório de Parcerias Inovadoras. É um segundo passo – depois do programa Recife Parceria, que anunciei alguns dias atrás – para chamar a sociedade civil para pensar junto em soluções para nossa cidade. A ideia do Escritório nasceu depois de conversas com universidades, associações empresariais, sindicatos e federações. Com ele a gente vai poder lançar desafios abertos na internet, conseguir diagnósticos mais precisos e conhecer as melhores práticas do mercado. Sempre com o objetivo de reduzir as desigualdades sociais e alimentar o desenvolvimento econômico na capital pernambucana. É juntos que trabalhamos, pensamos a cidade e faremos as entregas da gestão, com cada vez menos burocracia e mais qualidade”, afirmou o prefeito João Campos.

Os temas prioritários do Escritório de Parcerias serão a promoção de atividades de científicas e tecnológicas, que contribuam com o desenvolvimento econômico; o estímulo a parcerias que contribuam para a redução das desigualdades sociais; e a cooperação entre o setor público, as empresas e a sociedade civil organizada.

Entre as suas atribuições, o Escritório de Parcerias Inovadoras organizará um banco de dados reunindo demandas do poder público municipal, a partir de informações repassadas pelas secretarias e órgãos municipais e buscará fechar parcerias locais, nacionais ou internacionais que ofereceram soluções para tais questões. 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Dubeux, o Escritório disponibilizará demandas em forma de desafios na internet para obtenção de soluções abertas que qualquer pessoa, pesquisador ou empresa, possa apresentar a partir de uma situação diagnosticada. “Queremos conhecer as melhores práticas, para que possamos ser efetivos, realizarmos serviços com menos recursos e burocracia e mais qualidade”, afirmou Dubeux.

Na fase de estruturação, o secretário de Desenvolvimento Econômico visitou os reitores das principais universidades do Estado, além de associações empresariais como Associação Comercial de Pernambuco (ACP), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), com o objetivo colher sugestões de como a gestão municipal pode contribuir para melhorar o ambiente de negócios na capital e realizar parcerias por meio do Escritório.

A instituição do Escritório de Parcerias ocorre uma semana após o prefeito João Campos lançar o programa Recife Parceria, que propõe atrair investimentos estruturantes a partir de Parcerias Público-Privadas (PPPs).

Elielson Lima 12 maio 2021 - 10:42m

Comentários

Pesquisar

Curta no Facebook

Publicidade – Petrolina

Publicidade

Publicidade

Arquivos do Blog