Campanha – Governo de PE – 130 mil empregos novo
Prefeitura de Jaboatão
Recife Prefeitura do Recife lança programa para zerar consumo de plástico descartável

Prefeitura do Recife lança programa para zerar consumo de plástico descartável

Publicado em: 01/06/2021 - 11:46m

Construir um mundo mais sustentável, começando de casa. É com esse sentimento que a Prefeitura do Recife lançou nesta terça-feira (1º) o programa Eco Recife, que pretende zerar o consumo de material plástico descartável no serviço público municipal, além de estabelecer ações de eficiência energética e redução de consumo de água, estabelecendo uma política de baixo carbono a partir do exemplo do poder público. O decreto que institui a iniciativa foi assinado durante a manhã pelo prefeito João Campos, em cerimônia no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha. Até sábado (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a gestão realiza uma série de ações comemorativas. 

“A gente está aqui no Compaz Eduardo Campos dando início à Semana do Meio Ambiente. A gente assinou decreto instituindo o Eco Recife, um grande programa nosso, que vai abrigar várias ações na área da defesa e da mobilização de toda a cidade para cuidar do meio ambiente”, disse João Campos. O prefeito destacou que, com a assinatura, as medidas já começam a valer. “Nesse decreto a gente também colocou a primeira ação: a Prefeitura do Recife a partir de agora não vai mais comprar mais nenhum material descartável para o seu prédio sede, e esse é só o primeiro passo. A partir daí a gente vai levar pras demais repartições da prefeitura e estimular que a nossa cidade faça a redução do uso de material plástico descartável.” 

No decreto está estabelecida a proibição de compra de material plástico descartável já de imediato para o edifício-sede da Prefeitura do Recife, onde circulam cerca de cinco mil pessoas por dia, na média registrada antes da pandemia. Além disso, o programa estabelece que devem ser estudadas e tomadas as medidas  para estender a medida para as demais unidades do serviço público municipal e também sejam feitas articulações com outros entes da esfera pública e iniciativa privada para que adotem a medida.

Além de zerar o consumo de plástico, o Eco Recife estabelece também que serão tomadas medidas para de eficiência energética nas unidades do serviço público municipal, sendo o primeiro grande piloto, a usina fotovoltaica instalada no Hospital da Mulher do Recife com 725 placas, numa parceria da Prefeitura com a Celpe e o ICLEI. 

O Eco Recife também tem o objetivo de reduzir sensivelmente o consumo de água no serviço público municipal. Uma das medidas será a instalação de válvulas que controlam a pressão de saída de água, o que pode reduzir em até 30% o consumo, gerando economia aos cofres públicos e colaborando com o meio ambiente. Além disso, será elaborado todos os anos um inventário de emissão dos gases do edifício-sede da Prefeitura do Recife, estabelecendo quais ações deverão ser tomadas para mitigar as emissões. A coordenação do programa será da vice-prefeita Isabella de Roldão, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS).

“Essa iniciativa da gente reforçar esse comportamento dentro do edifício sede é um exemplo que fica para a cidade como um todo, do cuidado com as nossas escolhas e com o reflexo que elas têm para o planeta”, argumentou a vice-prefeita Isabella de Roldão. 

Além do lançamento do novo programa de sustentabilidade do município, a programação da Semana do Meio Ambiente contempla  plantios de mudas, palestras, limpeza de canais, entre outras ações. “Vamos fazer uma sequência de atividades, que começou hoje no Compaz e será estendido a outras duas unidades. Também teremos o lançamento de jogos digitais, webnário, palestras, distribuição de alimentos e de mudas ornamentais e medicinais nos postos de vacinação”, explicou Carlos Ribeiro, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife.

Elielson Lima 01 jun 2021 - 11:46m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

Curta no Facebook

Publicidade

Arquivos do Blog