Campanha – Governo de PE – 130 mil empregos novo
Prefeitura de Jaboatão
Coluna Coluna da quinta | Oposição firma unidade em Carpina com voto de Lapa em Gouveia

Coluna da quinta | Oposição firma unidade em Carpina com voto de Lapa em Gouveia

Publicado em: 01/07/2021 - 0:03m

Após anunciar que poderia disputar um mandato de deputado, o ex-prefeito de Carpina, Joaquim Lapa (PTB) foi a público, ontem em entrevista ao Programa Francisco Jr voltou atrás e anunciou que seu voto em 22 será na reeleição dos deputados Gustavo Gouveia para estadual e Ricardo Teobaldo federal.

Com essa movimentação, os Gouveias se consolidam como condutores do processo da Oposição na cidade. Já apontamos que a provável candidatura de Botafogo Filho a eleição ficaria municipalizada e agora com Joaquim confirmando seu apoio a Gustavo se consolida essa tese de municipalização de uma eleição estadual.

Essa articulação também é o marco da unidade do bloco oposicionista colocando de lado qualquer tipo de especulação de uma fragmentação do grupo. Para muitos, a eleição recente da Câmara foi o recado dado e se concretizou com esse anúncio de Joaquim Lapa.

Por fim, por se transformar em uma briga municipalizada, quem conseguir ser o majoritário no próximo ano sairá na frente na corrida eleitoral de 2024.

SE FORTALECENDO – Recentemente o deputado federal Ricardo Teobaldo, presidente do Podemos em Pernambuco, recebeu dois apoios de peso na Mata Norte. A prefeita de Lagoa de Itaenga, Graça do Moinho com todo seu grupo e agora o ex-prefeito de Carpina, Joaquim Lapa. Teobaldo se consolida para ser uma liderança regional nos moldes de Sérgio Guerra.

CADÊ DIOGO? – Peça fundamental na campanha de Joaquim Lapa em 2020, o ex-vereador Diogo Prado (PSC) só aparece em raros momentos ao lado do presidente estadual do PSC, André Ferreira. Ele se distanciou muito dos bastidores da política de Carpina e ainda não se pronunciou como vai se portar em 22. Cadê Diogo? Ele corre o perigo de aparecer tarde demais!

FIEL A JOÃO – Em nota, o presidente do PDT do Recife, Fábio Fiorenzano renovou o compromisso e apoio à gestão do prefeito João Campos e enfatizou os espaços da sigla no Governo. “Na gestão municipal – liderada pelo prefeito João Campos (PSB) – a legenda é muito bem representada pela vice-prefeita, Isabella de Roldão, e pela secretária do Trabalho e Qualificação, Adriana Rocha”. A comunicação é um recado a Frente Popular pela permanência da legenda após Wolney Queiroz flertar com toda Oposição.

RÁPIDAS

AUMENTO DA CONTA DE LUZ – No dia que aumentou a tarifa da luz, o Senado aprovou o projeto de lei 1106/2020 do deputado André Ferreira (PSC-PE), que torna automática a inscrição das famílias carentes no programa de Tarifa Social da Conta de Energia. A medida reduz em até 65% as contas de luz. Por sua vez, o deputado Eduardo da Fonte (PP) entrou no TCU contra o reajuste da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

DECISÃO – Com a possibilidade do deputado Antônio Moraes (PP) de disputar a Prefeitura de Carpina e precisar também mostrar força na eleição estadual a secretária da Mulher, Marta Guerra terá que decidir com qual grupo vai marchar em 22. Porque o clima diplomático entre Botafogo e Moraes parece que chegou ao fim.

PINGA-FOGO: Quem levantará a bandeira da Frente Popular e da Oposição em Carpina?

Elielson Lima 01 jul 2021 - 0:03m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

Curta no Facebook

Publicidade

Arquivos do Blog