PCR – volta as aulas
Jaboatão – Nova Orla
Governo de Pernambuco – ARBOVIROSES 2021 (COVID)
Coluna Coluna da terça | Presidente da Câmara trabalha para aprovar o Distritão

Coluna da terça | Presidente da Câmara trabalha para aprovar o Distritão

Publicado em: 20/07/2021 - 0:01m

O mundo político está voltado para Brasília nessas próximas semanas a espera do sistema que será adotado na eleição do próximo ano. Muitas articulações dependem dessa decisão do Congresso. Comandada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e por bancadas de vários partidos, os congressistas poderão fazer uma reforma eleitoral do atual modelo. A priori achavam-se que nada seria mudado, porém Lira entrou no jogo para aprovar o “distritão”, mesmo gerando muitas polêmicas e questionamentos.

Segundo alguns líderes partidários a ideia é concluir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) ainda em julho e levar à plenário na segunda quinzena de agosto. Esta celeridade deve-se ao engajamento do presidente da Casa e sua gerência com alguns governadores e presidentes de partidos.

No modelo distritão, são eleitos simplesmente os candidatos mais votados, sem nenhum cálculo extra. Nesse sistema, em vez de priorizar o apoio a partidos, a tendência é de políticos que são mais conhecidos sejam beneficiados, já que eles tendem a conquistar mais votos do que um político estreante, por exemplo. A chance de reeleição da atual bancada cresce consideravelmente isso também serve para aqueles que já possuem mandatos e vão dar um voo mais alto.

Por fim, essa sinalização resolveria o problema de muitos deputados pernambucanos que comandam partidos como Augusto Coutinho (Solidariedade), Raul Henry (MDB), Ricardo Teobaldo (Podemos), Sebastião Oliveira (Avante), Daniel Coelho (Cidadania) que não terão de abandonar suas siglas para criar blocos. No distritão, também acaba aquela história de fazer uma calda robusta, na verdade, acaba literalmente com qualquer tipo de aventura.

EM PALÁCIO – No dia que anunciou publicamente seu voto nos deputados Henrique Filho (estadual) e André de Paula (federal), o prefeito de Tracunhaém, Irmão Aluisio foi recebido em Palácio pelo governador Paulo Câmara. O gestor levou uma série de demandas da cidade. Essa movimentação do prefeito foi antecipada por esta coluna há mais de um mês.

BALANÇO – Por falar em Irmão Aluísio (PL), ele reuniu a imprensa ontem para apresentar o balanço dos 200 dias no comando da Tracunhaém. O relatório das ações foi feito secretaria por secretaria. O gestor também falou muito da política local de olho em 22.

ANIMADO COM A POLÍTICA – Todos que estiveram com o governador ontem ficaram impressionados com o clima descontraído e leve que o chefe do executivo está fazendo política. Em 2014, Paulo Câmara foi apresentado como um grande técnico, hoje ele mescla sua tecnicidade com sua liderança política.

RÁPIDAS

NA ESTRADA – O deputado federal Fernando Filho cumpriu agenda extensa no Recife e Região Metropolitana. Na semana passada, ele fez um giro pelo Agreste e Sertão. Fernandinho vem preparando muito bem sua reeleição na Câmara Federal.

AGENDA – A deputada federal Renata Abreu desembarca amanhã em Recife para fazer um encontro sobre a PEC da reforma política, que tem a deputada como relatora, e a preparação do Podemos para as eleições 2022. Ele será recepcionada pelo presidente estadual da sigla, deputado Ricardo Teobaldo. Ela realizará uma coletiva de imprensa e almoça com lideranças.

CACHIMBO DA PAZ – Contra fotos não há argumentos, parece que a distância entre o PP e Eriberto Medeiros foi minimizada. As fotos do presidente da Alepe com Lula da Fonte na festa do aniversário deBarreiros refletiu o clima de harmonia que está entre eles. Parece que fumaram de vez o cachimbo da paz. Os dois ganham com isso!

PINGA-FOGO: Raquel Lyra já jogou a toalha para disputar o Governo?

Elielson Lima 20 jul 2021 - 0:01m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

Publicidade _ Petrolina

Curta no Facebook

Publicidade

Arquivos do Blog