Prefeitura de Jaboatão
Gov – 130 mil empregos
PCR – Recife Virado
Coluna Coluna da quinta | Bolsonaro no PL é o sonho de consumo dos adversários dos Ferreiras em PE

Coluna da quinta | Bolsonaro no PL é o sonho de consumo dos adversários dos Ferreiras em PE

Publicado em: 18/11/2021 - 0:00m

A “carta branca” dada pelos diretórios estaduais, na reunião de ontem, ao presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, para filiar o presidente Jair Bolsonaro à sigla caiu como uma luva para os marqueteiros da Frente Popular. Tudo porque o PL é o partido do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, que figura na ala oposicionista estadual. É o sonho de consumo do PSB cravar a pecha de “palanque do Bolsonaro” nos adversários, reeditando estratégia de 2018. A diferença de agora é que Anderson poderá ter um plano B: disputar a eleição pelo PSC, sem perder o comando do PL, isso graças a força dos Ferreiras em comandar duas siglas. 

Há três anos, o governador Paulo Câmara (PSB) foi reeleito, fazendo também os dois senadores, Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos (MDB). A Frente Popular passou a campanha tachando os adversários de “palanque do Temer”, já que os postulantes ao Senado, Bruno Araújo e Mendonça Filho, haviam sido ministros do então presidente Michel Temer. A estratégia fez com que a campanha de Armando não decolasse, e a eleição foi definida já no primeiro turno. Aliada de Anderson no campo das oposições, Raquel Lyra (PSDB) hoje tem a sorte de seu partido ter um candidato a presidente, que será definido nas prévias de domingo (21).

Um repeteco de 2018 é tudo que desejam o PSB e a Frente Popular, e Bolsonaro no PL é como música nos ouvidos para a cúpula palaciana. Resta esperar se a filiação do presidente se concretizará e como agirão os oposicionistas estaduais, que três anos atrás estavam no mesmo campo e viram de perto o fracasso retumbante. Mesmo com todo o desgaste que o PSB sofria na ocasião, a vitória no primeiro turno foi uma ducha de água fria enorme para uma oposição que, desde então, nunca se juntou e segue assim.

PP NÃO JOGOU A TOALHA – Uma fonte de Brasília revelou que lideranças dos Progressistas não desistiram de tentar atrair Bolsonaro para disputar a reeleição pela sigla. “A costura passou por tratativas em Lisboa (onde está o presidente da Câmara, Arthur Lira) e em Brasília ao mesmo tempo”, disse. O problema do PP é o mesmo do PL: as coligações nos palanques estaduais. Mas Ciro Nogueira não quer perder essa queda de braço com Valdemar da Costa Neto.

DUPLICAÇÃO À VISTA – Aconteceu ontem em Carpina uma reunião com lideranças políticas e empresários para debater com o Governo a duplicação da PE-90, do trecho até Toritama. A obra será feita pela iniciativa privada, que vai pedagiar a via. Com essa intervenção, Carpina se transformará no centro do ramal que vai ligar o Recife ao polo de Confecções do Agreste.

BOLA FORA – Socialista de alto escalão riu com a notícia de que o ex-governador de São Paulo, Márcio França, estaria estimulando a ministra do TCU, Ana Arraes, a disputar o Governo de Pernambuco. “Márcio não resolveu a vida dele em SP e vai se preocupar com Pernambuco?”, disparou. A informação foi amplamente divulgada, porém não é nada mais que uma bola fora.

RÁPIDAS

LEVANTA PE – A cidade de Bonito, no Agreste, receberá o debate Levanta Pernambuco, promovido pelo grupo de Oposição encabeçado por Raquel Lyra e Anderson Ferreira. O evento está marcado às 17h, na AABB.

MAIS PREPARADO – Promovido pela CNN Brasil, os três nomes que concorrem às prévias do PSDB, no próximo domingo, participaram de um debate. Sem sombra de dúvidas, o governador João Doria é o mais preparado no discurso. Eduardo Leite e Arthur Virgílio não conseguiram empolgar.

QUESTÃO SUPERADA – Diante da ação movida pelo PROS, o procurador geral Augusto Aras opiniou pela suposta inconstitucionalidade da reeleição do presidente da Alepe, Eriberto Medeiros. Ele se mantém tranquilo pela posição que o Supremo vem adotando em outros estados, a exemplo do Maranhão e Sergipe.

PINGA-FOGO: Sem Bivar, a chapa do União Brasil elege quantos federais?

Elielson Lima 18 nov 2021 - 0:00m

Comentários

Pesquisar

Publicidade

Curta no Facebook

Publicidade

Arquivos do Blog